27 fevereiro 2008

DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO - de volta ao batente

27 fevereiro 2008
Levi Nauter
Não porque eu não goste de trabalhar, mas porque adoro estar em casa, é com certa tristeza que retorno ao batente – por um lado. Por outro, em contraposição, há uma alegria e uma expectativa com o início do ano. Ainda tenho tempo para planejamentos. Na verdade sinto excitação por deixar uma determinada rotina para assumir outra, agora mais complicada.

Neste ano terei três locais de trabalho: um público, dois privados. Meu contato com alunos será bem maior. Meu tempo dedicado a leituras bem menor. Terei de me espremer para conseguir um tempo a fim de poder registrar minhas encucações e elucubrações. De uma parte estarei como imaginava, trabalhando muito. De outra, não exatamente como queria: sem tempo pra nada. Vida de professor com contas a pagar.

Fico pensando: será que darei conta? Conseguirei cativar – no bom sentido – os alunos? Como vai ser minha relação com os colegas? Como corrigir trabalhos e provas de tanta gente? E as minhas leituras? E o tempo que ficava em frente ao computador pensando numa palavra, numa frase ou num parágrafo melhor para dizer o que penso? E os finais de tarde balançados por muita música?

Pois agora tudo muda. Volto a acordar às 5h30m, mas agora com a novidade de ir, depois das 17h, para um outro local no qual ficarei até às 22h. Aos sábados, minha atividade docente continuará, intercalada – às vezes só à tarde, às vezes o dia todo. Menos mal que nesse mesmo ritmo estará minha esposa. A Lu e eu formamos um casal de fibra. Assim, mais do que nunca, os poucos momentos juntos serão intensos.

Finalmente terei a desculpa de que o texto está ruim devido a falta de tempo. Agora, por exemplo, é uma hora da manhã (como corrigir um texto a essa hora?). Estou digitando e ouvindo o relaxante Norman Brown e a bela música ‘You keep lifting me higher’, um “smooth jazz” de primeira linha. Mas ninguém é de ferro, tenho que dormir.

Boa noite!

2 comentários:

Iolanda Ribeiro

Olá! Gostaria de me comunicar por e-mail, para tirar umas dúvidas que não cabem aqui. Meu e-mail é shalom-shalom@bol.com.br
Um abraço!

Anônimo

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

 
LEVI NA INTERNET ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates