14 fevereiro 2008

[cuidado, lá vêm eles] – levi nauter

14 fevereiro 2008

Levi Nauter






Esse é o ano. Agora todos sairão das tocas, visitarão todos os lugares possíveis. Nos três anos anteriores esqueceram-se de nós, surrupiaram nosso suado e ardido dinheirinho. Para eles viverem bem, pegamos ônibus todos os dias, amassamos o barro e, nas vias públicas, somos molhados pelas poças d’água devido a buraqueira e a inércia de algumas autoridades. Raramente eles estiveram conosco. E quando ligávamos, a secretária, treinada para ser gentil, dizia: “ele não pode atender no momento”; ou eles estavam perdidos (“não se encontra”).


Mas tudo muda a partir de agora. Quando menos você esperar eles vão chegar. Virão com roupas simples, parecendo um de nós. Nunca se cansarão de apertar nossas mãos, estarão sempre sorrindo. Comerão picanha e risólis, lazanha e coxinha de galinha frita. Tomarão qualquer tipo de refri, suco de fruta ou os famosos ‘kisucos’ e, pasmem, até água. Plantarão árvore, ajudar-nos-ão a lavar a calçada. Vão dar de presente um saco de cimento ou uma passagem até o centro – quiçá uma carona. Dirão que somos especiais, que temos muito potencial, que poderemos ir longe e que isso dependerá só de nós.


Tudo isso com foto. Claro! Atrás, ao lado, na frente sempre haverá uma câmera fotográfica. Não há candidato político sem um fotógrafo e uma menina com um caderno de anotações. Nele serão anotados os seus pedidos, as suas queixas, os seus elogios. Virá a público somente os elogios do tipo “fulano de tal tem 90 % de aprovação”. E a foto do senhor ou da senhora lá estará estampando um jornal ou o ‘santinho’.
Cuidado! A senhora ou o senhor não são patrões. Não se iluda. Um voto mal dado não será recuperado depois. Eles, sim, são patrões. Aprovam o próprio aumento salarial e ainda podem tirar de nós as míseras vantagens conquistadas ao longo de anos e anos. Nós, contribuidores e sustentadores desse sistema é que somos os que pagam tudo. E a culpa dos possíveis erros nunca será deles: ou será do sistema (que nunca tem alguém com nome) ou dos governos anteriores. Eles nunca errarão. Pouco importa se o governo daqui é o mesmo de lá, as opiniões podem ser incoerentes. Há boas explicações para tudo. E se não há? Assumem com cara de piedade, pedem desculpas e tocam o barco.


E tem mais. Provavelmente se eles não forem até sua casa, mandarão seus agentes políticos. Isso mesmo, aqueles que depois terão empregos quase garantidos – tirando a sua vaga pela falta de concurso público. Não interessa a profissão do agente, ele tem de agir, precisa abocanhar o maior número de votos possível.
E aí? Aí que nós pagamos essa conta toda e é necessário dar um basta.


Fiquemos de olhos bem abertos e ouvidos sempre atentos.
Vamos cortar o mal pela raiz.
Cuidado com eles.





1 comentários:

Anônimo

I first visited your blog, but my antispyware said that he is infected with an unknown virus.
I deleted the virus through this AntiSpyWare.
The virus does not manifest itself but gradually destroys information on the computer.

 
LEVI NA INTERNET ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates