18 agosto 2008

férias de julho - levi nauter

18 agosto 2008
As férias estavam boas


As férias de julho estavam boas. Retomei meu Calvino preferido: o literário, não o teológico. Para este é necessário um árduo trabalho de desconstrução do discurso e da ideologia apreendidos; para aquele, basta o ócio. O Ítalo me dá prazer; o João me deixa nervoso. Ambos têm peso ideológico e precisam de contexto. Mas só o literário propõe o espanto estético.

Ando enredado com ‘Se um viajante numa noite de inverno’. O que me atrai numa obra de arte é o espanto, é o fora do comum, a surpresa, o inesperado. Com Ítalo Calvino sou impelido a voltar páginas; ele vai como que me forçando a tornar-me leitor atento. O seu enredo muitas vezes me enreda. Por isso gosto desse cubano-italiano que conheci por outra figura: Umberto Eco.


O bom da literatura é não seguir a via comum das vitrines midiáticas. Do contrário, tornar-se-ia apenas moda e, com poucas exceções, passaríamos os olhos em vez de lermos. Essa leitura mais best-seller bate na tecla comum e pouco exige do leitor. A não-midiática propõe o silêncio, o despojamento da correria cotidiana e envereda para a contemplação, para as minúcias.

A literatura best-seller é como aquele motorista da cidade grande no semáforo fechado: parece que vai tirar o pai da forca – fica acelerando o carro e não titubeia em buzinar tão logo o sinal abre. Com motoristas assim fico nervoso, quero me livrar deles dando passagem ou, na pura demonstração de uma humanidade, trancá-lo a fim de ver o estrago.

A outra literatura, que me parece a mais profunda, tem a ver com o caminhar desleixado no qual cada passo é uma descoberta, uma tentativa despreocupada de se aproximar mais da realidade que vai sendo representada.


Bom, Calvino faz isso comigo. Leva-me a lugares interessantes, representa minhas mazelas e traz saídas com cara de divinas. Foi um prazer reencontrá-lo.


Vale a leitura.

2 comentários:

Unknown

calvino? o que disse em um de seus livros: "minha confiança no futuro da literatura consiste em saber que há coisas que só ela nos pode dar."

excelente leitura...

abraço. ruby

Levi Nauter

Bah, Ruby!

Mais uma vez obrigado pela insistência leitora.

Abraços,

Levi Nauter

 
LEVI NA INTERNET ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates