01 janeiro 2008

BOAS DE 2007

01 janeiro 2008
Levi Nauter


A gente não deve constituir-se num enigma apenas para os outros, mas também para si mesmo. Sören Kierkegaard

Várias coisas boas aconteceram nesse ano. Claro que vou me restringir a cultura. Algumas coisas que fiz – sozinho ou com a Lu – foram gratificantes e confortadoras; recomendo-as.

AQUISIÇÕES MUSICAIS
O último (1) CD de Chico Buarque é simplesmente chover no molhado de tão bom que costuma ser. (2) Não me canso de ouvir a maravilhosa voz e os arranjos do seu maravilhoso CD de estréia que, pra variar, faz mais sucesso nos EUA e na Europa que aqui na sua terra (carioca da gema). Estou falando da excelente Céu – como disse num rodapé de outro texto: o disco é um céu afro-brasileiro.
Com muita alegria, encontrei o primeiro presente que dei ao amor da minha vida, a Lu. Meio sem querer, esbarrei no maravilhoso (3) CD ‘Sobre todas as coisas’, da Zizi Possi, que há muito estava fora de catálogo. Nesse ritmo, adquiri também o CD que serviu de trilha para o nosso primeiro beijo: (4) George Michael. Reler os encartes – antes enormes porque eram LPs – foi emocionante.
Agora possuo, com orgulho, os três discos daquela que, devo admitir, desafina ao vivo, mas encanta em estúdio: (5) Vanessa da Mata. (6) Jorge Benjor veio pra minha casa numa coletânea bem legal. (7) Caetano (em DVD) com o excelente show ‘Prenda Minha’ – velho mas bom. Falando em velho, ela sempre é demais: (8) Marisa Monte arrebenta duplamente, o CD de sambas está furado no meio de tanto que ouvimos. Os maravilhosos conterrâneos que nos deixam orgulhosos de ser gaúcho: (9) César Oliveira e Rogério Melo e o sempre bom (10) Pirisca – com o seu ‘Bem de bem’. Além do sempre manso DVD de Norah Jones.
Não podia deixar de fazer menção aos preciosos amigos que me abastecem com coisas boas – em todos os sentidos. Dois em especial. O gaudério pastor Guto, marido da doutora Camila. Com ele consegui algumas preciosidades: (11) Dave Matthews Band e os respeitados do (12) Buena Vista Social Club. O outro amigo, o estudioso Marco Aurélio, a quem carinhosamente chamo Charlie Brown, apresentou-me o Smoth Jazz. Que maravilha! Pelo menos uns cinco CDs. Além disso o seu gosto pela música instrumental, especialmente pela guitarra e o violão mostraram-me os super-excelentes violonistas Andy McKee, Don Ross e Antoine Dufour.

AQUISIÇÕES LITERÁRIAS
Minhas aquisições literárias precisam ser subdivididas. Há o que adquiri comprando e o que adquiri lendo. O que não comprei apreendi pela bondade de alguns amigos leitores que me emprestaram obras lidas. Guto e Camila me permitiram “comer” as palavras de Sören Kierkegaard. Ane me fez perceber que já não gosto de Max Lucado como antes, ele é bastante repetitivo no conteúdo e não apresenta nenhum contraponto ao que chamo de norte-americanismo. Em contrapartida, estou adorando Zusak. A Dra. Karin apresentou-me Mathew Fox, além de ratificar meu gosto pelos excelentes Rubem Alves, Leonardo Boff e Paul Tournier.
Outras descobertas literárias emprestadas vêm da elegante biblioteca municipal da cidade nova na qual estou morando: Nova Santa Rita. É pequena, aconchegante, com atendimento praticamente personalizado e com livros que ainda cheiram a novos. Nela encontrei boa parte da obra do maravilhoso Ítalo Calvino, além dos sempre recomendados Garcia Márquez e Guimarães Rosa.
Quanto às aquisições, lembro-me apenas da última: ‘A mensagem secreta de Jesus’, de Brian D. McLaren. Um livro que me surpreendeu e que merece uma resenha no devido tempo.

Em 2008 todas as minhas aquisições vão ser restringidas devido ao gasto que estamos tendo para realizarmos o sonho da casa própria. Ficarei na espreita de empréstimos (he, he, he, he). Amigos, se toquem!!!

0 comentários:

 
LEVI NA INTERNET ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates