04 fevereiro 2011

prédica e prática

04 fevereiro 2011

Levi Nauter





“A maioria das metas não é alcançada da noite para o dia. / Se quiser ficar gripado, fique perto de pessoas que estão com gripe.”
TJ Hoisington[1]



 
Neste momento sobem os créditos de um bom filme. É a segunda vez que o vejo. Tenho a impressão de que o verei mais vezes, como ocorre com outros aqui em casa. Os atores não são, por si só, daqueles que justificam a plateia. Ele, Aaron Eckhart, não chega perto de um Al Pacino nem faria o tipo de homem que me agradaria – se por homens eu tivesse atração. Ela? Bem, ela me lembra mais outras pessoas do que suas próprias atuações. Por exemplo, o azarão com o Brad Pitt ou a morna sensualidade em Separados pelo casamento com aquele ator feioso, sabe[2]? Ela também me lembra o John Mayer, baita músico.
Sei lá como, mas aqui a combinação dos dois atores ficou boa. Soma-se a isso a ótima fotografia, o jogo de cores ficou maravilhoso. Seattle como cenário romântico funciona tão bem quanto para a medicina. O desfile de ‘echarps’ é admirável; aquele carrinho da Ford seria um sucesso em Nova Santa Rita. Eu também adoraria meditar no mesmo lugar em que o Burke Ryan foi libertar o passarinho. Um comentário musical vale para a maravilha de interpretação da Priscilla Ahn em Dream (fiquei feliz em ter conseguido o EP bem antes do lançamento do filme).
Gostei do filme porque não me pareceu um romance barato. Há uma crítica a essa febre norte-americana de se tornar guru de alguma coisa. Lembrou-me doutra critica vinda do bem humorado Pequena miss sunshine. Neste, o pai da menina tinha um discurso dicotômico: pregava algo que a família estava longe de viver.
Em O amor acontece o protagonista Ryan escreve sobre como lidar com perdas. Para cada situação adversa que alguém da plateia o confrontava, ele dava como receita algum capítulo de seu livro, quase sempre articulado com uma frase de efeito (normalíssimo nas obras de auto-ajuda). O contraponto colorido vem pela Eloise (papel da Jennifer). Ela vai fazendo-o notar que ‘falar é fácil, fazer é difícil’[3]. Viver a vida de maneira mais simples admitindo falhas e buscando o aperfeiçoamento parece ser uma boa alternativa a viver de discursos e aparências.
Vale a pena sentar na frente da TV para assistir a esse filme.



NOTA
Texto escrito em 30-01-2011. Digitado em 02-02-2011.




[1] Autor auto-ajuda, TJ Hoisington escreveu o terrível Vença no trabalho, vença na vida..., publicado pela Futura. Li-o, contudo não recomendo.
[2] Vince Vaughn.
[3] Paráfrase a um trecho da música “O dah ho”, do grande André Abujamra, parte do ótimo CD Infinito de pé. A letra diz “pensar é fácil, fazer é difícil”.

0 comentários:

 
LEVI NA INTERNET ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates